quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

BODY ART

Ao contrario do body modification o body art é a modificação corporal como forma de expressão, como forma de arte. Um exemplo de que nem toda modificação corporal é necessariamente uma body art é a tatuagem, sim, nem sempre a pessoa que faz quer usar aquilo como forma de expressão ou no uso da arte, geralmente ela só quer que fique esteticamente bonito no corpo.
Falar sobre o body art é algo muito complexo, tem muita coisa sobre.


A suspensão já é muito usada na arte, geralmente são manifestos ao preconceito com religião, sexualidade e entre outros temas...

O vídeo abaixo intitulado "Me see you" é um bom exemplo do body art


Título da performance: Me see you
Autor: T. Angel
Performer: T. Angel
Ano: 2012
Duração: 24 horas e 30 minutos
Link direto a página do T. Angel: http://xtangelx.wordpress.com/2012/11/15/me-see-you/
Release: 
Me see you é uma ação performática sobre o impacto do tempo na vida de um indivíduo, especificamente e de maneira confessional, a do próprio performer. O trabalho mergulha em memórias de momentos, pessoas, situações boas, dias ruins, intensidades e superficialidades. Ainda, sobre os afastamentos e aproximações entre pessoas, bastante particulares da ação do tempo na vida. O título sugere uma perda da capacidade de formar frases corretas diante de certas situações que surgem, ao passo que trata de duas questões cruciais para a composição da ação: a saudade; o ver o outro na ausência;
Sonoramente o “me see you” (mim ver você) criou uma aproximação com o “miss you” (falta você). No campo emotivo do performer ambas as coisas se fazem pontualmente presentes. Tão logo, todas essas sensações e emoções serão bases fundamentais desse trabalho. Ao mesmo tempo é um humilde convite para que o público presente possa meditar sobre as suas próprias relações com o famigerado tempo. É um compartilhamento de estado (senti)mental.
O performer ficará 24 horas em completa privação da fala, dedicando esse um dia de silêncio em memória de seus amigos, ídolos e mestres que partiram nos últimos meses. Passando este primeiro momento, nos 30 minutos sequentes o silêncio verbal será quebrado, libertando em sincronia o corpo, que por sua vez ganhará os primeiros movimentos rumo a uma dança de despedidas e boas vindas. Transformando todas as emoções em fisicalidade poética e ritualística.

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário