Mesmo que muitos achem que não o alargador é sim um tipo de piercing, que nada mais é do que um furo alargado, qualquer furo pode ser alargado até um certo ponto. Os locais mais comuns para serem alargados são os lóbulos da orelha, mas também alargam lábio, aba do nariz, língua, septo etc... locais como a cartilagem são os mais difíceis e dolorosos de se alargar. Quando você alarga até um certo ponto o furo pode não voltar mais ao normal ao menos que você faça uma cirurgia de reconstrução.
COMO ALARGAR?
Além de alguns métodos caseiros existem três métodos para alargar: com pino de inserção, com DermalPunch (utensílio cirúrgico usado para fazer biópsias) e por meio de scalp. Primeiramente antes de alargar as orelhas você precisa tê-las furadas, mas o furo tem que ser bem no meio do lóbulo pra que evite de romper quando você chegar a mais ou menos 25mm.
PINO DE INSERÇÃO: Pino de inserção são pinos de aço cirúrgico em forma cônica que são vendidos em kits que vão de 2mm a 20mm, a forma cônica facilita a dilatação da pele.
SCALP: Com scalp se faz um corte ou uma pequena secção de pele com um bisturi para depois passar um pino de inserção. A praticidade do scalp esta na dimensão que pode ser alcançada de uma vez só pois com o corte a dor e a pressão na orelha são menores, você pode ir de por exemplo 1mm a 10mm de uma vez.
DERMALPUNCH: Com o dermalpunch uma fatia circular de pele é removida permitindo a colocação do alargador.
CUIDADOS: Cuidados com a limpeza do seu alagador são necessários para que não haja queloides ou infecções, é preciso lavar ao menos duas ou três vezes ao dia com sabonete antisséptico e sempre lembrar de girar a joia para que as secreções do furo não grudem nela. Alargar a orelha em casa nunca é recomendado, o melhor a se fazer é procurar um profissional competente, mas se você alargar em casa tente fazer da forma mais segura possível mantendo todos os seu métodos caseiros de alargamento com o máximo de esterilização.
RECONSTRUÇÃO: Pensar bem antes de alargar a orelha é uma boa ideia levando em conta que um dia você precise fazer reconstrução, por ser um procedimento de cirurgia estética a reconstrução de lóbulo pode ter um preço superior a R$500 por lóbulo. Já é possível fazer esse procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a burocracia pra se conseguir esse procedimento de graça ainda é muito grande, por isso pense muito bem antes de alargar seus lóbulos ou qualquer outro furo do seu corpo.